O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Revista de Odontologia da Universidade Braz Cubas publicada semestralmente, destina-se à veiculação de originais nas seguintes categorias: artigo original; relato de caso(s) clínico(s); revisão de literatura; informações gerais para profissionais. Respeitadas as categorias apresentadas acima, os originais submetidos devem estar de acordo com a linha editorial da Revista, eminentemente voltada aos clínicos e especialistas, devendo oferecer uma visão clínica integrada da Odontologia. A ROUBC aceita artigos de autores nacionais e internacionais, desde que estejam em inglês, espanhol ou português.

1 Normas Gerais para a publicação

Os textos encaminhados para serem publicados deverão ser submetidos à aprovação de membros do Conselho Editorial Interno e Externo da Revista. Os pareceres serão encaminhados ao(s) autor(res) para ciência sobre seu teor e reformulação, se for o caso.
São as seguintes seções que compõem esse periódico:
Artigos: relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original;
Ensaios: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica;
Estudo de caso: análise de conceitos, procedimentos ou estratégias de pesquisa ou intervenção;
Resenhas: de obras relacionadas à área interdisciplinar nacional ou estrangeira;
Trabalhos Monográficos: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.

Orientação para Colaborações

As matérias devem ser enviadas online conforme as instruções de envio, seguindo os cinco passos para Submissões.

A extensão do texto deve ser de 10-20 páginas ou 48.000 caracteres, digitados em espaço um e meio em fonte do tipo Times New Roman 12, Arial, Calibre ou Liberation Sherif.

A folha de rosto (que não será encaminhada aos pareceristas para assegurar o anonimato no processo de avaliação) deverá ser enviada à parte como documento suplementar e conterá:

a) nome dos autores (na ordem que deverão ser publicados), vínculo institucional, endereço, telefone e e-mail; breves informações profissionais (no máximo de 50 palavras);
b) resumo (conter no mínimo 250 e no máximo 300 palavras, fonte Times New Roman, Arial, Calibre ou Liberation Sherif 9 - espaço simples, justificado) ressaltando objetivo, método e conclusões do trabalho;
c) palavras-chave (até cinco palavras), que representam o conteúdo do artigo; 
d) indicação da agência financiadora ou de fomento do trabalho quando for o caso.

O título do artigo deverá aparecer na primeira página do texto.

Toda matéria, independentemente da língua adotada, deve vir obrigatoriamente acompanhada de resumos de 250 a 300 palavras em português e em inglês. Ao final dos resumos devem ser indicadas, no máximo, cinco palavras-chave (descritores) do conteúdo do texto respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e em inglês.

Os títulos devem conter, no máximo, 15 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc., e subtítulos devem ser concisos, virem claramente indicados e devem ser apresentados respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e em inglês.

O texto deve também conter um máximo de cinco descritores. Para a escolha de descritores indexados, consultar Descritores em Ciências da Saúde, obra publicada pela Bireme http://decs.bvs.br/. 

O corpo do texto deve apresentar os seguintes elementos como descritos abaixo:

Introdução deve ser apresentada de forma sucinta (de uma a duas páginas de texto) com clareza enfocando o tópico estudado na pesquisa e o conhecimento atual pertinente ao assunto. O objetivo deve ser apresentado no final desta seção. 

Materiais e Métodos: identificar os métodos, procedimentos, materiais e equipamentos (entre parênteses dar o nome do fabricante, cidade, estado e país de fabricação) e em detalhes suficientes para permitir que outros pesquisadores reproduzam o experimento. Indique os métodos estatísticos utilizados. Identificar com precisão todas as drogas e substâncias químicas utilizadas, incluindo nome genérico, dose e via de administração e citar no artigo o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). 

Resultados: devem ser apresentados em uma sequência lógica no texto com o mínimo possível de discussão, acompanhados de tabelas apropriadas. Relatar os resultados da análise estatística. Não utilizar referências nesta seção. 

Discussão: deve explicar e interpretar os dados obtidos, relacionando-os ao conhecimento já existente e aos obtidos em outros estudos relevantes. Enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo e as conclusões derivadas. Não repetir em detalhes dados já citados na seções de Introdução ou Resultados. Incluir implicações para pesquisas futuras. 

Conclusão: deve ser pertinente aos objetivos propostos e justificados nos próprios resultados obtidos. A hipótese do trabalho deve ser respondida.

Agradecimentos: Especifique auxílios financeiros citando o nome da organização de apoio de fomento e o número do processo (Ex.: Este estudo foi financiado pela FAPESP, 04/07582-1). Mencionar se o artigo fez parte de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado (Ex.: Baseado em uma Tese submetida à Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Doutor em Clínica Odontológica, área de Dentística). Pessoas que tenham contribuído de maneira significativa para o estudo podem ser citadas. 

Referências: máximo de 30. A exatidão das referências bibliográficas é de responsabilidade dos autores. IMPORTANTE: a utilização de referências atuais é de fundamental importância para o aceite do trabalho. As referências devem ser numeradas de acordo com a ordem de citação e apresentadas em sobrescrito no texto. Sua apresentação deve seguir a normatização do estilo Vancouver, conforme orientações fornecidas no site da National Library of Medicine: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_ requirements.html. Nas publicações com sete ou mais autores, citam-se os seis primeiros e, em seguida, a expressão latina et al. Deve-se evitar a citação de comunicações pessoais, trabalhos em andamento e não publicados.

Exemplos: Livro Fejerskov O, Kidd E. Cárie dentária : a doença e seu tratamento clínico. 1a. ed. São Paulo: Santos; 2005. Capítulo de Livro Papapanou PN. Epidemiology and natural history of periodontal disease. In: Lang NP, Karring T. Proceedings of the 1st European Workshop on Periodontology. 1st ed.London: Quintessence, 1994:23-41. Artigo de Periódico Iwata T, Yamato M, Zhang Z, Mukobata S, Wa- shio K, Ando T, Feijen J, Okano T, Ishikawa I. Validation of human periodontal ligament-derived cells as a reliable source for cytotherapeutic use. J Clin Periodontol 2010;37(12):1088-99. Dissertações e Teses Antoniazzi JH. Analise “in vitro” da atividade antimicrobiana de algumas substancias auxiliares da instrumentação no preparo quimico-mecanico de canais radiculares de dentes humanos [Tese de Doutorado]. Ribeirão Preto: Faculdade de Far-mácia e Odontologia de Ribeirão Preto; 1968. Consultas Digitais Tong, Josie (2002), “Citation Style Guides for Internet and Electronic Sources”. Página consultada em 10 de novembro de 2010, http://www. guides.library.ualberta.ca/citation_internet. 

Tabelas: devem estar no final do texto ou em forma de figuras na resolução adequada. A legenda deve acompanhar a tabela. 

Figuras: as ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, quadros etc.), serão consideradas no texto como figuras e devem ser citadas no corpo do texto obrigatoriamente. As figuras devem possuir boa qualidade técnica e artística para permitir uma reprodução adequada. São aceitas apenas imagens digitalizadas que estejam em resolução mínima de 300 dpi, em formato TIF, com 6 cm de altura e 8 cm de largura. Não serão aceitas fotografias embutidas no arquivo de texto. Não serão aceitas imagens fotográficas fora de foco, com excesso de brilho, escuras demais ou com outro problema que dificulte a visualização do assunto de interesse ou a reprodução. Os limites máximos apresentados para imagens poderão ser ultrapassados em casos especiais desde que as imagens adicionais sejam necessárias à compreensão do assunto, sob condição de que os autores assumam possíveis custos devido à inclusão destas imagens. 

A Revista de Odontologia da UBC reserva-se o direito de adequar o texto e as figuras recebidos segundo princípios de clareza e qualidade. 

 

 

2 Direitos autorais

Uma vez submetidos os originais, a ROUBC passa a deter os direitos autorais exclusivos sobre o seu conteúdo, podendo autorizar ou desautorizar a sua veiculação, total ou parcial, em qualquer outro meio de comunicação, resguardando-se a divulgação de sua autoria original. Para tanto, deverá ser anexado por meio do site o documento de transferência de direitos autorais contendo a assinatura de cada um dos autores, cujo modelo está reproduzido abaixo: 

 

Termo de Transferência de Direitos Autorais: 

"Eu (nós), autor(es) do trabalho intitulado [título do trabalho], o qual submeto(emos) à apreciação da Revista de Odontologia da UBC, declaro(amos) concordar, por meio deste suficiente instrumento, que os direitos autorais referentes ao citado trabalho tornem-se propriedade exclusiva da Revista de Odontologia da UBC desde a data de sua submissão, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação de qualquer natureza, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e obtida junto à Revista de Odontologia da UBC. No caso de não-aceitação para publicação, essa transferência de direitos autorais será automaticamente revogada após a devolução definitiva do citado trabalho por parte da Revista de Odontologia da UBC, mediante o recebimento, por parte do autor, de ofício específico para esse fim. [Data/assinatura(s)]"

Os conceitos e as afirmações constantes nos originais são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião da Revista de Odontologia da UBC, representada por meio de seu corpo editorial e comissão de avaliação. 

3 Aspctos éticos

3.a Estudos realizados in vivo ou que envolvam a utilização de materiais biológicos deverão estar de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos, e ser acompanha-do de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do estabelecimento onde foram realizados. 

3.b Na apresentação de imagens e texto deve-se evitar o uso de iniciais, nome e número de registro de pacientes. O paciente não poderá ser identificado ou estar reconhecível em fotografias. O termo de consentimento do paciente quanto ao uso de sua imagem e documentação odontológica é obrigatório e deve se referir especificamente à ROUBC. 

3.c Figuras e Tabelas já publicadas em outras revistas ou livros devem conter as respectivas referências e o consentimento por escrito do autor e dos editores. 

4 Anúncios Publicitários

Devem estar em conformidade com as especificações contratadas com o setor comercial. A ROUBC exime-se de qualquer responsabilidade pelos serviços e/ou produtos anunciados, cujas condições de fornecimento e veiculação publicitária estão sujeitas ao Código de Defesa do Consumidor e ao CONAR - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária. 

 

5 Etapas da Avaliação

5.a Controle do cumprimento das normas de publicação pelo corpo editorial. 

5.b Avaliação dos originais pelo corpo editorial quanto à compatibilidade com a linha editorial da Revista. 

5.c O conteúdo científico dos originais é avaliado por no mínimo dois assessores ad hoc segundo os critérios: originalidade, relevância clínica e/ou científica, metodologia empregada e isenção na análise dos resultados. A comissão de avaliação emite um parecer sobre os originais, contendo uma das quatro possíveis avaliações: “desfavorável”, “sujeito a pequenas modificações”, “sujeito a grandes modificações” ou “favorável”. 

5.d Os originais com a avaliação “desfavorável” são devolvidos aos autores, revogando-se a transferência de direitos autorais. Os originais com avaliação “sujeitos a modificações” são remetidos aos autores, para que as modificações pertinentes sejam realizadas e posteriormente reavaliadas pelos assessores ad hoc.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.